segunda-feira, 21 de outubro de 2013

O Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia (Infis/UFU) promove, de 29 a 31 de outubro, a VI Semana da Física. O evento, aberto ao público em geral, objetiva divulgar a Física, popularizando os conhecimentos científicos produzidos nos centros de pesquisa. A abertura oficial da Semana acontecerá às 9 horas do dia 29, no anfiteatro do bloco X, campus Santa Mônica.

Na programação do evento, estão previstas palestras, minicursos e apresentações de trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação do curso de Física. Estarão presentes pesquisadores das áreas de Física, Física Médica e Ensino de Física de diversas instituições do Brasil. Dentre eles, a pesquisadora Maria do Socorro Nogueira, do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), abordará a “Avaliação da Qualidade e Requisitos de Proteção Radiológica em Mamografia”. Nessa palestra, ela irá ressaltar os resultados de um projeto de pesquisa que evidencia a falta de otimização na maioria dos sistemas mamógrafo-CR, mostrando que aproximadamente 70% dos serviços apresentaram não conformidade em itens que avaliam ruído e contraste da imagem, parâmetros que influenciam diretamente no limite de detecção e qualidade da imagem final.

Em outra palestra, a professora da Universidade de São Paulo (USP) – Campus São Carlos, Cibelle Celestino Silva, discutirá “Por que Inovar o Ensino de Física é tão Difícil? Uma Análise de Alguns Obstáculos”. Ela irá proferir sobre a inserção de História e Filosofia da Física no seu ensino, abordando obstáculos agrupados na cultura do ensino de Física, nas competências, atitudes e crenças didático-epistemológicas dos professores, no quadro institucional do ensino de Ciências e nos livros didáticos.

Enquanto isso, o professor Gastão Inácio Krein, da Universidade Estadual Paulista (Unesp-SP), falará sobre a cromodinâmica quântica (QCD), teoria fundamental das interações fortes que explica aspectos da estrutura e das interações que interagem por meio de forças fortes como próton, nêutron, entre outros. A partir da QCD, é possível entender a origem das massas dos prótons e nêutrons, seus estados excitados e as forças que os mantêm ligados no interior dos núcleos atômicos.

O professor Amir Ordacgi Caldeira, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), discutirá questões básicas relacionadas aos efeitos quânticos macroscópicos, mostrando onde encontrá-los e porque estudá-los. Ele apresentará um dispositivo supercondutor micrométrico – o SQUID – que funciona como um “átomo gigante”, em que efeitos como a quantização da energia e o tunelamento quântico estão presentes. Vale ressaltar que serão discutidas as implicações da ocorrência de tais efeitos nestes sistemas e as possíveis limitações às quais estão sujeitos.

Toda a programação do evento pode ser conferida no site http://www.semana.infis.ufu.br/inicio. Mais informações podem ser obtidas com o coordenador da Semana, professor José Cândido Xavier, pelo telefone (34) 3239-4190, ramal 5929.

0 comentários:

Postar um comentário

Design by | Adilmar Coelho Dantas